Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano é medica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santo Amaro (Prefeitura Municipal de São Paulo) desde 1990.
Em 1991 participou das inspeções realizadas na planta industrial da Nuclemon localizada no bairro residencial Brooklin, empresa que processava areia monazítica para extrair vários subprodutos, entre eles urânio e tório – produtos radioativos que mantinham os níveis de radiação ionizante elevados no ambiente de trabalho como ficou comprovado através de várias medidas realizadas com contador Geiger. Estas inspeções foram realizadas conjuntamente com o Ministério Público do Trabalho, Delegacia Regional do Trabalho, Fundacentro e Sindicato dos Químicos. Os trabalhadores foram avaliados no CRST Santo Amaro e em 1993 a empresa Nuclemon foi desativada e realizado o plano de descomissionamento da área. Os trabalhadores em sua maioria foram desligados da empresa, demitidos ou aposentados.
Em 2000 começamos a reavaliar estes trabalhadores que desde 2006, ano da fundação da Associação Nacional dos Trabalhadores da Energia Nuclear – Antpen, se reúnem mensalmente para discutir questões relacionadas aos processos trabalhistas, à saúde e à energia nuclear no Brasil. Durante estes anos vários trabalhadores desenvolveram câncer e tiveram agravamento de patologias adquiridas nos anos em que trabalharam na Nuclemon (perdas auditivas, pneumoconiose por inalação de sílica e outras poeiras, problemas osteoarticulares pelos esforços físicos nas atividades que desenvolviam).
Em 2012 fui convidada pelo governo japonês, mais precisamente pelo HICARE (Hiroshima International Council for Health Care of the Radiation- exposed) a realizar um treinamento de um mês sobre os efeitos das radiações ionizantes sobre a saúde humana. Sendo este o centro de maior expertise neste assunto devido ao acompanhamento meticuloso das vítimas das bombas atômicas lançadas sobre as cidades de Hiroshima (6/8/1945) e Nagasaki (9/8/1945).
Sou assistente técnica dos trabalhadores da Nuclemon em vários processos e participo de eventos sobre o tema radiações ionizantes e a saúde do trabalhador.
Clique aqui para AMPLIAR